-
Arquitetos: ValdesHagemann
- Área: 7600 m²
- Ano: 2020
-
Fotografías:Roland Halbe, Cristobal Valdés
-
Fabricantes: Brimat, Dialum, PARKY, Tecma
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício Riesco Leguía é um empreendimento imobiliário que se encontra na esquina entre a rua Presidente Riesco e a rua Augusto Leguía Norte em um núcleo de edifícios comerciais e residenciais. São 36 unidades de apartamentos de 75, 110 e 115 m2 em 12 andares. Além disso, um piso de acesso, uma cobertura comum com piscina e churrasqueira, e três subsolos. As decisões que tomamos para o projeto são divididas em dois exercícios opostos, um centrípeto e outro centrífugo. O centrípeto nos permite compreender aqueles elementos da vizinhança e do ambiente que intervêm nas definições do projeto e o centrípeto, são as experiências do usuário ao longo do projeto.
O projeto libera todo o térreo para uso comum, exceto a recepção, transparente e espaçosa, rodeada por um jardim com esculturas como uma pausa na transição da rua para o prédio. Não há estacionamento para visitantes, nem portões de segurança, mas uma área verde aberta que dá uma largura diferente ao espaço público imediato. Em seguida, uma pista para parada de carros é incorporada como uma área de manobra que complementa o acesso e saída de veículos para o prédio sem depender de vias públicas. O edifício desenvolve-se de forma equivalente às suas quatro orientações, de forma a evitar o esquema “frontal e posterior”, permitindo a incorporação de outras vistas às unidades. O esquema estrutural consiste em um sistema de colunas perimetrais e um núcleo central. Esses pilares de concreto exposto de 144 cm x 30 cm são afastadas 72 cm ao longo da borda das lajes em direções opostas. Isso quebra a serialização vertical da casa em altura, com o objetivo de aumentar as vistas dos andares superiores.
Em seguida, as plantas são invertidas a cada pavimento, buscando captar o máximo possível o entorno metropolitano do bairro, por meio de 3 tipos de apartamentos em 4 orientações e 12 alturas diferentes, o que abre possibilidades de melhor atender o usuário. Os apartamentos de 1 e 2 quartos têm 270 cm de altura e janelas do chão ao teto com alto desempenho térmico. Cada unidade possui uma varanda que se projeta 2,5m. O sistema climático composto baseado em bombas de calor que alimentam um piso radiativo quente / frio, mais um sistema de ventilação contínua, complementam a proposta em conforto térmico e baixo custo operacional.